Áea Restrita

 
     
 

Login: 

Senha:

 
     
     
 

Facilitador Contábil

 
     
  Cálculo do I.R.  
  Consultar CNPJ  
  Consultar CPF  
  Consultar Insc. Estadual  
Consultar CEP
  Validação DANFE  
  IVA ST ICMS/SP  
 Página Principal \ Destaques

Como pedir demissão e entregar a carta de demissão
Veja como e para quem fazer o pedido de demissão. Negocie a data da saída e saiba quando entregar a carta de demissão.

A carta de demissão deve ser feita a mão e entregue no Departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa.

Antes de entregar a carta de demissão, o empregado deve comunicar verbalmente a sua decisão para o chefe imediato, a fim de evitar descontentamentos por falta de um comunicado prévio.

É bom ressaltar que no pedido de demissão não é hora de “tirar a limpo” questões pessoais. Apenas deve ser dito que o motivo para a saída é uma mudança de emprego ou outro motivo particular qualquer.

Pedido de demissão no contrato de experiência
No caso de contrato de experiência, não há aviso prévio e, portanto, não há muitas razões para negociações sobre a data de saída.

Se o empregado sair antes do término do contrato (rescisão antecipada do contrato de experiência), pode entregar a carta de demissão no dia da sua saída.

A empresa pode querer cobrar uma multa, correspondendo a 50% do que o empregado receberia da data da demissão até a data do final do contrato. Essa multa só é devida se a empresa comprovar que a saída antecipada causa prejuízos. No entanto, a maioria das empresas cobra a multa e o empregado é que tem que procurar seus direitos na justiça.

Muitas vezes não é negócio sair antes do término do contrato de experiência, pois além de pagar a multa, o empregado não pode retirar o FGTS.

Para obter um modelo de rescisão do contrato de experiência, acesse Modelo carta rescisão do contrato de experiência.

Se o empregado sair ao término do contrato, pode entregar a carta de término de contrato alguns dias antes, para que a empresa se prepare para a sua saída. Mas, se achar que o ambiente na empresa pode ser afetado com a comunicação da sua saída, pode entregar a carta no dia do término do contrato.

É sempre bom lembrar que a contagem do tempo do contrato de experiência é em dias corridos e não em meses.

Para obter um modelo de término do contrato de experiência, acesse Modelo carta término do contrato de experiência.

Pedido de demissão no contrato por prazo indeterminado
Por lei, o empregado que pede demissão tem que trabalhar mais 30 dias, a partir da data do aviso da demissão, a título de aviso prévio.

Se o empregado que pede demissão já tem outro emprego em vista, ou até mesmo já acertado, possivelmente vai querer reduzir o tempo do aviso prévio. Dependendo da empresa, é o chefe imediato que sinaliza ao RH quando o empregado pode ser liberado. Por isso, todo o processo da demissão deve ser feito de forma amistosa e cooperativa, para que a rescisão do contrato não cause maiores problemas para a empresa e para que o empregado, no caso de já ter outro emprego em vista, seja liberado o mais rápido possível.

A solicitação da dispensa do cumprimento do aviso prévio deve ser feita na carta de demissão.

Para obter modelos de pedido de demissão, acesse Modelos de carta de pedido de demissão.

Você viu nesse artigo como e para quem fazer o pedido de demissão. Viu a necessidade de negociar a data da saída e soube quando entregar a carta de demissão.


Topo | ? Voltar  

   
 

Copyright  © Mazzola Contabilidade - mazzolanet.com.br